PROGRAMA DAS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA NA GALIZA





4 de maio, às 16h | Visita Virtual ao Centro Cultural Português do Camões, I.P. em Vigo - Plataforma Webex

Em colaboração com a Escola Oficial de Idiomas de Lugo, a quem agradecemos a iniciativa, comemoraremos este ano o Dia Mundial da Língua Portuguesa, oferecendo uma vista virtual ao nosso Centro Cultural, para a qual esperamos poder contar com a participação do público em geral, mas também de todos os estudantes e docentes de português das demais Escolas Oficiais de Idiomas e das Universalidades da Galiza.

Durante a atividade, os alunos e professores terão a possibilidade de sentir a importância da língua portuguesa no mundo, ficar a conhecer a ação do Camões, I.P. a nível global e na Galiza, enquadrando a sua história e missão, assim como as atividades do Centro Cultural Português do Camões, I.P. em Vigo.

Esta visita virtual será também uma boa oportunidade para conhecer a nossa sede, um edifício do século XVI que constitui a construção laica mais antiga da cidade de Vigo.

 

Assistir ao evento: https://eduxunta.webex.com/webappng/sites/eduxunta/meeting/download/fee86e39430a448e8973100f8a6d5146?siteurl=eduxunta&MTID=m30c4207a24b4f118aefd0cdb5f4e38bb

 

 

5 de maio | "Esteiros, de Soeiro Pereira Gomes, 80 Anos Depois” - Peça Sonora do Grupo de Teatro "Eu.Experimento" - Plataforma Soundcloud

O nosso Grupo de Teatro Amador “Eu.Experimento” associa-se às Celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa com uma montagem sonora dedicada aos 80 anos da publicação da 1º edição de "Esteiros", obra escrita pelo autor português Soeiro Pereira Gomes. (Pode assistir aqui a uma breve apresentação em vídeo desta obra.)  

A adaptação para peça sonora, que foi dirigida por Hugo Milhanas Machado, encenador do Grupo, será disponibilizada online, na Plataforma Soundcloud, no próprio dia 5 de maio.

 

Assistir ao evento: https://soundcloud.com/euexperimentoarquivo

 

 

5 de maio, das 9h-10h | Live no Instagram: “A língua portuguesa o que quis foi dançar e misturar-se.” - @culturaportuguesa_usc

Direto através do Instagram, no qual estudantes da matéria de Cultura Portuguesa na Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela, inspirados pela citação de Hélia Correia, do texto "Menina e Moça", 1997, homenagem plena à Língua Portuguesa - "(A língua portuguesa...) O que quis foi dançar e misturar-se...", apresentam as suas imagens mentais sobre a Língua Portuguesa.

 

Assistir ao evento: https://www.instagram.com/culturaportuguesa_usc/

 

 

5 de maio | Ciclo de leituras literárias -"Outras Ondas do Mar de Vigo”- Anchor FM

No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, as nossas turmas de Português do nível A2, B2 e C1, sob a coordenação do professor Hugo Milhanas Machado, desenvolveram um trabalho de cariz radiofónico intitulado "Outras Ondas do Mar de Vigo”.

O podcast, que será disponibilizado online no dia 5 de maio, está dividido em dois episódios. O primeiro, que foi realizado pelos alunos dos níveis A2 e B2, está dedicado ao centenário do escritor português Carlos de Oliveira [1921-1981]. O segundo episódio será dedicado ao Clube de Poesia Portuguesa Contemporânea e foi criado pelos alunos do nível C1

 

Assistir ao evento: https://anchor.fm/outrasondasdomardevigo

 

 

5 de maio | Ciclo de leituras literárias - “Literatura Tradicional Portuguesa”- Plataforma Soundcloud

Os nossos estudantes de Português dos níveis A2 e B1, turmas que são lecionadas pelo professor Daniel Ferreira, participaram nas Comemorações do Dia Mundial da língua Portuguesa através de um trabalho de leitura de provérbios, quadras e adivinhas a partir da coletânea: "Literatura Tradicional Portuguesa" de José Viale Monteiro.

 

Assistir ao evento: https://audioantologia.wordpress.com/




Comentários