Camilo Castelo Branco - 200 Anos: 'Amor de Perdição'

 







Este projeto é uma parceria entre o Colégio Nuestra Señora de Botoa, de Badajoz e o Colégio Jesuitinas de Pamplona, e teve como objetivo aproximar a obra clássica de Camilo Castelo Branco, "Amor de Perdição", ao público infantil. A adaptação foi feita de forma lúdica e acessível através de um teatro com personagens produzidas pelas alunas de Pamplona, respeitando a caracterização e ilustrações da versão estudada nas aulas de português (“Amor de Perdição – adaptado para os mais novos”), permitindo às crianças explorarem a narrativa e as personagens de uma maneira interativa e visualmente estimulante.

Além da performance teatral, o projeto inclui uma componente de produção audiovisual muito interessante: a realização de uma entrevista televisiva com o próprio Camilo Castelo Branco.
Para isso, foram utilizadas ferramentas digitais modernas como o CapCut Video Editor e o Canva, permitindo aos alunos desenvolverem as suas competências em edição de vídeo e design gráfico.

A entrevista foi gravada com recurso ao Croma, o que possibilitou simular o cenário de uma famosa biblioteca portuguesa, transportando o autor para um ambiente autêntico e inspirador.
Este projeto colaborativo não só incentiva a leitura e a apreciação da literatura portuguesa desde cedo, como também promove o desenvolvimento das competências digitais, da criatividade e do trabalho em equipa entre os alunos e os professores dos dois colégios, oferecendo uma enriquecedora oportunidade de imersão dinâmica na literatura portuguesa e estimulando o interesse pela cultura.


Comentários