CONFERÊNCIA PRÉ-HISTÓRIA E EXPRESSÃO ARTÍSTICA ORIGENS DA CRIATIVIDADE (EGÍDIA SOUTO, UNIVERSIDADE DA SORBONNE NOUVELLE)
O Camões – Centro Cultural Português em Vigo recebe, no próximo 19 de novembro, às 19h00, a Conferência de Egídia Souto, intitulada Pré-história e Expressão Artística: Origens da Criatividade, organizada pela I Cátedra Internacional José Saramago da Universidade de Vigo.
Nesta apresentação, Egídia Souto inspira-se na sua experiência como co-curadora da exposição Préhistomania (Museu do Homem, Paris, 2023-2024) para refletir sobre as relações entre a arte contemporânea e a arte pré-histórica. A partir do diálogo entre o passado e o presente, aborda como as imagens rupestres, os gestos e os símbolos das origens continuam a alimentar a criatividade artística.
Toma como referência o sítio arqueológico de Foz Côa, em Portugal, e outros lugares do mundo onde a arte das
origens revela uma profunda ligação entre o ser humano, a natureza e o ato
criativo. Esta reflexão propõe pensar a Pré-história não como um tempo distante, mas como uma fonte viva de imaginação, memória e
expressão estética.
Nota biobibliográfica
Egídia Souto é professora de Literatura Africana e História da Arte na
Universidade Sorbonne Nouvelle e possui doutoramento em Arte, Literatura e
Civilizações dos Países Lusófonos. É investigadora associada ao CREPAL (Centro de Estudos dos Países Lusófonos da Sorbonne
Nouvelle), ao CEAUP (Centro de Estudos Africanos da Universidade do
Porto) e participa no projeto Raízes e Horizontes da Filosofia e da
Cultura em Portugal, do Instituto de Filosofia da Universidade do
Porto.
É
também membro associada do Instituto
Frobenius (antropologia
cultural, Universidade Goethe de Frankfurt) e do Centro de Estudos sobre África e
Desenvolvimento (CEsA) da
Universidade de Lisboa. É responsável pelo Colégio Doutoral Franco-Luso-Alemão Representar o Outro: Museus, Universidades e Etnologia em Portugal.
A
sua investigação centra-se na relação entre pintura e poesia, antropologia e arte, etnografia, arte extra-europeia
e política dos museus europeus.
Colaborou durante vários anos com o Musée du Quai Branly – Jacques Chirac e o Musée
Africain Dapper, sendo curadora
de várias exposições relacionadas com arte e antropologia.


Comentários
Enviar um comentário