CONFERÊNCIA PRÉ-HISTÓRIA E EXPRESSÃO ARTÍSTICA ORIGENS DA CRIATIVIDADE (EGÍDIA SOUTO, UNIVERSIDADE DA SORBONNE NOUVELLE)

 


O Camões – Centro Cultural Português em Vigo recebe, no próximo 19 de novembro, às 19h00, a Conferência de Egídia Souto, intitulada Pré-história e Expressão Artística: Origens da Criatividade, organizada pela I Cátedra Internacional José Saramago da Universidade de Vigo.

Nesta apresentação, Egídia Souto inspira-se na sua experiência como co-curadora da exposição Préhistomania (Museu do Homem, Paris, 2023-2024) para refletir sobre as relações entre a arte contemporânea e a arte pré-histórica. A partir do diálogo entre o passado e o presente, aborda como as imagens rupestres, os gestos e os símbolos das origens continuam a alimentar a criatividade artística.

Toma como referência o sítio arqueológico de Foz Côa, em Portugal, e outros lugares do mundo onde a arte das origens revela uma profunda ligação entre o ser humano, a natureza e o ato criativo. Esta reflexão propõe pensar a Pré-história não como um tempo distante, mas como uma fonte viva de imaginação, memória e expressão estética.

 

Nota biobibliográfica

Egídia Souto é professora de Literatura Africana e História da Arte na Universidade Sorbonne Nouvelle e possui doutoramento em Arte, Literatura e Civilizações dos Países Lusófonos. É investigadora associada ao CREPAL (Centro de Estudos dos Países Lusófonos da Sorbonne Nouvelle), ao CEAUP (Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto) e participa no projeto Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.

É também membro associada do Instituto Frobenius (antropologia cultural, Universidade Goethe de Frankfurt) e do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) da Universidade de Lisboa. É responsável pelo Colégio Doutoral Franco-Luso-Alemão Representar o Outro: Museus, Universidades e Etnologia em Portugal.

A sua investigação centra-se na relação entre pintura e poesia, antropologia e arte, etnografia, arte extra-europeia e política dos museus europeus. Colaborou durante vários anos com o Musée du Quai Branly – Jacques Chirac e o Musée Africain Dapper, sendo curadora de várias exposições relacionadas com arte e antropologia.


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