Onésimo Teotónio de Almeida recebe Prémio Vasco Graça Moura
O escritor e académico Onésimo Teotónio de Almeida foi distinguido este sábado com o Prémio Vasco Graça Moura - Cidadania Cultural, criado em 2016, ano em que foi entregue ao filósofo Eduardo Lourenço. No valor de 20 mil euros, foram depositários do galardão personalidades como o jornalista José Carlos Vasconcelos, a atriz Maria do Céu Guerra e o fadista Carlos do Carmo, entre outros.
Presidido por Guilherme d'Oliveira Martins, o júri destacou o contributo do escritor açoriano, nascido em São Miguel e hoje com 79 anos, "para a afirmação da cultura da língua portuguesa no mundo, afirmando assim a cidadania cultural como um fator exemplar de expansão e desenvolvimento”.
O júri frisou também a "persistente ação enquanto professor e investigador de prestígio com provas dadas nos domínios do estudo e consolidação da língua, da literatura e da cultura portuguesas, em especial dos Estados Unidos da América”.
Onésimo Teotónio de Almeida mudou-se para os EUA em 1972, como estudante da Universidade de Brown, onde veio a fundar o Centro de Estudos Portugueses e Brasileiros, e onde ainda leciona. É autor de uma vasta obra que atravessa vários géneros, como ensaio, poesia, contos, crónicas e teatro. Alguns dos seus livros mais recentes são "José Enes – Filósofo, Pedagogo e Mestre", de 2025, editado pelas Letras Lavadas, e "Diálogos Lusitanos", publicado em 2024 pela Quetzal.

Comentários
Enviar um comentário