Jornada Internacional: «O poético e o político na atualidade: exemplos dos âmbitos galego e português»




O grupo de investigaçao BiFeGa organiza a Jornada Internacional «O poético e o político na atualidade: exemplos dos âmbitos galego e português», que terá lugar na próxima segunda-feira, 3 de julho, no Salón de Graos da Faculdade de Filologia e Tradução da Universidade de Vigo, a partir das 10h00.
 
Abrirá o encontro a professora Marinela Freitas (Faculdade de Letras do Porto), com a conferência «‘E dizer não, não, não!’: A arte política de Ana Luísa Amaral». A jornada continuará com a mesa-redonda Ana Luísa Amaral, Ary dos Santos, José Saramago, na parte da manha, e após o almoço realizar-se-á uma segunda mesa-redonda sobre Xela Arias, Blanca Andreu, Festival da Poesía do Condado.
 
O evento será aberto ao público geral e decorrerá em modo presencial, mas também haverá retransmissão ao vivo através do Canal Directo 1 da UVigoTV, acessível a partir do código QR que se mostra no cartaz ou diretamente nesta ligação.
 
Podem encontrar todas as informações sobre as participantes na jornada e o programa detalhado no booklet anexo (aqui).
 
A Jornada faz parte do Ciclo BiFeGa 2023 e está cofinanciada pelo grupo BiFeGa, o projeto de investigação POEPOLIT II e a I Cátedra Internacional José Saramago da Universidade de Vigo.
 
 
 


 
Publicado, 28/06/2023
 
PROGRAMA
 
10h00 Abertura
 
10h30 Conferência de Marinela Freitas (Universidade de Porto): «E dizer não, não, não!: A arte política de Ana Luísa Amaral»
 
11h30 Café
 
12h00 Mesa-redonda 1: Ana Luísa Amaral, Ary dos Santos, José Saramago
Helena I. Lopes (Universidade de Vigo/ISCAP): «Matar é fácil: antiespecismo na poesía de Ana Luísa Amaral»
Vanda Fernandes (Universidade de Vigo/POEPOLIT II): «Judas Iscariote, de José Saramago: entre a religião, a poesía e a política»
Ana Sofía Henrique (Universidade de Vigo/CJS): «50 anos da Tourada – Ary dos Santos, a metáfora e a crítica ao Estado Novo»
 
14h00 Almoço
 
15h30 Mesa-redonda 2: Xela Arias, Blanca Andreu, Festival da Poesía do Condado
Noemí Garrido (Universidade de Vigo/POEPOLIT II): «Alabanza de las mujeres peligrosas. Sobre la reapropiación del símbolo del  caballo en dos figuras transicionales: Xela Arias y Blanca Andreu»
Xián Naia (Universidade de Vigo/POEPOLIT II): «Festival da Poesía do Condado. Contribuções para uma sociologia da experiência literária»
 
17h00 Clausura
 




Documentos anexos

Comentários