domingo, 30 de novembro de 2014

Escritora Lídia Jorge distinguida com Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura 2014



 




       A escritora Lídia Jorge foi distinguida, por unanimidade, com o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2014, atribuído pelo Ministério de Educação, Cultura  e Desporto de Espanha e pela Secretaria de Estado da Cultura de  Portugal.
  
          O Júri constituído, do lado português, pelo professor da Universidade Nova de Lisboa José Bragança de Miranda,pela jornalista e escritora Patrícia Reis e pela escritora Inês Pedrosa (presidente) e, do lado espanhol, pela conselheira de Educação e Cultura da Extremadura, Trinidad Basarrate, o professor da Universidade de Évora, Alfonso Saez e a diretora da Companhia Nacional de Teatro Clássico, Helena Pimenta.

        Os membros do júri consideram que a escritora consegue  “criar uma relação e vínculo de união entre Portugal e Espanha, através da sua contribuição para o conhecimento mútuo de ambos países e porque o valor da sua obra literária aborda algumas questões fundamentais para o nosso tempo".

           Criado em 2006, com periodicidade bianual, O Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura, tem como intenção distinguir a obra de um criador que contribua para a comunicação e cooperação cultural entre ambos  países. 

         O galardão já foi entregue ao poeta e tradutor José Bento (2006), ao professor e escritor Perfecto Quadrado (2008),ao arquiteto Álvaro Siza Vieira (2010) e ao realizador Carlos Saura (2012).

Sem comentários:

Enviar um comentário