Encontros com a Literatura: a 15 e 16 de dezembro Margarida Fonseca Santos visitou a Galiza

No âmbito da atividade "Encontros com a Literatura em Espanha", organizada pela CEPE Espanha/Andorra e a Embaixada de Portugal em Madrid, o Centro Cultural Português do Camões, I.P. em Vigo teve o prazer de, no passado dia 15 de dezembro, contar com a visita da escritora portuguesa Margarida Fonseca Santos.
Na manhã desse dia, a escritora lançou um desafio de escrita aos mais de 40 alunos das escolas IES Valadares, IES Politécnico de Vigo e IES A Sangriña (A Guardia): escrever uma história com exatamente 77 palavras e que, dessa história, fizessem parte as palavras “agrafador”, “elefante”, “tosse seca” e “lírio”. A autora do blogue “Histórias em 77 palavras” acabou por, em conjunto com os porta-vozes de cada grupo, ler e interagir em diálogos com os alunos, propiciando momentos de muitas gargalhadas e breves discussões acerca dos textos criados pelos vários alunos.
No dia seguinte, já em Santiago de Compostela, Margarida Fonseca Santos deslocou-se à escola IES Arcebispo Xelmirez I, onde decorreu um encontro com mais de 100 alunos dessa escola e de outras duas escolas da zona: IES Félix Muriel de Rianxo e IES de Valga. A sessão iniciou-se com a apresentação dum programa de rádio sobre o livro de projetos artísticos da autoria da escritora intitulado “Picasso" organizado pelos alunos. A escritora desafiou os alunos para a escrita, a pares, dum breve conto com a frase final “Partiram então em direções opostas”, tendo os textos produzidos pelos alunos manifestado um elevado conhecimento da língua portuguesa e, uma vez mais, uma grande capacidade criativa.

Encontro no CCP Vigo

Encontro no IES Arcebispo Xelmirez I

Comentários