CONCURSO
"HISTÓRIAS DA AJUDARIS"

O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) e a Ajudaris promovem, em 2017/2018, a 1ª edição do concurso de leitura e escrita em Língua Portuguesa “Histórias da Ajudaris – Da minha janela, vejo….” em Portugal, território nacional, continente e ilhas e na rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) do Camões, I.P.

O concurso destina-se a crianças e jovens do primeiro ciclo do ensino básico e pretende (i) estimular a escrita de textos coletivos originais de pequenos grandes autores e (ii) dar visibilidade à produção escrita, através da publicação em livro de textos selecionados.

Deste modo, o Camões, I.P. associa-se à Ajudaris, propondo à rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) um envolvimento ativo na ação social e humanitária desta associação, através desta iniciativa.
A Ajudaris é uma associação particular de caráter social e humanitário, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, a pobreza e a exclusão social. Foi fundada em julho de 2008 e considerada de utilidade pública desde outubro do mesmo ano.

Os projetos desenvolvidos pela Ajudaris encontram-se explicitados na página web da instituição, sendo de realçar a intervenção na promoção da leitura e da escrita, em projetos como «Crescer com histórias» e “Histórias da Ajudaris”.
O projeto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, promove a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes no projeto, com a orientação de professores, tornam-se autores de histórias, algumas delas publicadas depois num livro, cujas receitas revertem para os projetos de solidariedade desenvolvidos pela Ajudaris.

O tema da 1ª edição deste concurso, realizado em parceria com o Camões, IP e proposto à rede EPE, é o “Património”, material (ex.: arquitetónico) ou imaterial (ex.: tradições). A inscrição no concurso poderá ser realizada online até ao dia 31 de janeiro de 2018.
Os textos coletivos serão avaliados por um júri que selecionará textos para publicação. Os textos selecionados serão publicados pela Ajudaris com o apoio de entidades parceiras.
A verba angariada com a venda dos livros reverte para o enriquecimento e alargamento do projeto e para o apoio a crianças e a famílias carenciadas. Os alunos concorrentes deverão saber que os seus trabalhos estarão a contribuir para esta causa.

 A publicação do livro de textos coletivos está prevista para finais do mês de julho de 2018.






Comentários