Parceria Instituto Camões de Andorra - FEST - Festival Novos Realizadores - Novo Cinema



A FEST- Associação Cultural é entidade organizadora do FEST – New Directors | New Films Festival, festival de cinema multifacetado, que decorre anualmente na última semana de Junho, na cidade de Espinho em Portugal. Em 2018, o FEST chega à 14ª edição que terá lugar entre os dias 18 e 25 de Junho.
O evento procura criar um espaço onde cineastas emergentes possam mostrar e promover o seu trabalho, assim como desenvolver os seus conhecimentos e partilhar oportunidades, criando ao mesmo tempo novos públicos para o cinema independente.
Os 3 principais componentes que constituem o FEST são os seguintes:

FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema – 18 a 25 de Junho 2018 Dedicado à divulgação e mostra do trabalho de cineastas emergentes e ao desenvolvimento de novas audiências para cinema independente, o FEST está dividido em secções competitivas e não competitivas, com uma programação de cerca de 190 filmes. Mais informação aqui.

FEST – Training Ground – 19 a 24 de Junho 2018 A secção educacional do evento, à semelhança dos anos anteriores, contará com cerca de 30 workshops/masterclasses lecionados por personalidades de topo na indústria cinematográfica internacional. Com mais de 600 participantes vindos de mais de 30 países, é o complemento perfeito ao plano curricular académico, permitindo a criação de uma rede de networking e de troca de conhecimentos única. Mais informação aqui."
FEST – Pitching Forum – 22 e 23 de Junho 2018 Uma oportunidade única para cineastas emergentes apresentarem os seus projectos a um grupo de distribuidores e produtores, que os poderão produzir, financiar ou providenciar serviços gratuitos (mentoria e serviços de pós-produção, por ex.), através da atribuição de prémios aos projectos mais promissores. Mais informação aqui.
Vídeos promocionais:
FEST- New Directors | New Films Festival - https://youtu.be/Ta4wqpjcel0




O FEST - Pitching Forum

O FEST – Pitching Forum é a secção dedicada ao financiamento e co-produção do FEST. Este fórum tem como objectivos a facilitação, desenvolvimento e financiamento de projectos cinematográficos.
Cada participante tem 5 minutos para apresentar o pitch do seu projecto a experts de renome internacional, dos quais produtores, distribuidores, financiadores, todos à procura de novos projectos para apoiar. No final de cada apresentação, seguem-se 10 minutos de discussão entre o participante e os experts. Cada participante terá, ainda, uma reunião individual com todo o painel de experts para um feedback e aconselhamento privado, no final da sessão.
Os projectos são divididos em três categorias: curtas-metragens, longas-metragens e documentários. Cada sessão é dedicada a uma categoria, de forma a que cada painel possua experts da indústria internacional de cinema que trabalhe em cada uma destas áreas.
Antes do Forum, propriamente dito, os participantes têm direito a participar num workshop de três dias sobre apresentação de projectos, dado por experts nessa área, de forma melhorem ao máximos os seus projectos e a forma de os apresentar.
FEST – Pitching Forum terá lugar em Espinho, Portugal, na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, nos dias 22 e 23 de Junho de 2018. O workshop terá lugar nos três dias imediatamente anteriores: 19, 20 e 21 de Junho.
O prazo limite para a submissão de projectos é dia 1 de Abril de 2018 - mais informação aqui.”




Comentários