Amigos à distância

No intuito de promover o gosto pela escrita, realizou-se uma atividade de troca de correspondência entre os alunos de 4ºESO e 1ºBach que frequentam o curso de LCP em Pamplona e os alunos do 1º e 2º Bach que frequentam a disciplina de Português em Montijo.

Um grupo de cada escola iniciou o processo de escrita, enviando cartas aos colegas que não sabiam que iriam recebê-las. A iniciativa surpreendeu muito positivamente todos os participantes, que receberam com muito entusiasmo as cartas.
A partir deste primeiro contacto, os alunos tiveram oportunidade de continuar a troca de correspondência ao longo de todo o trimestre, substituindo as novas tecnologias por esta forma de comunicação mais rica e personalizada.

Esta situação contribuiu largamente para a valorização da palavra escrita e do recurso à carta, meio de comunicação cada vez menos presente na atualidade. Contribuiu, também, para que as partes envolvidas aprendessem a redigir e a enviar uma carta e que se interessassem ainda mais pela língua portuguesa.

Estimulando a interação escrita entre os seus pares, por intermédio da troca de cartas com colegas de outras escolas da rede EPE, aproximámos duas realidades tão distintas e semelhantes na aprendizagem do português e mostrámos aos alunos a maravilha que é saber que, a muitos quilómetros deles, há outros estudantes que, como eles, aprendem e se interessam pela língua de Camões.





Comentários