Apresentação livro | Dia da LP: "Raízes de Pessoa na Galiza"


O Camões – Centro Cultural Português em Vigo organiza a apresentação do novo livro do Professor de Literaturas Lusófonas da Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela, Carlos Quiroga: “Raízes de Pessoa na Galiza” (2018, Através Editora) para comemorar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP. 

O livro prova a ligação genealógica que, por via materna, leva Fernando Pessoa a um trisavô galego. Oferecem-se as provas documentais e reconstrói-se a prodigiosa peripécia deste antepassado, que, como capitão e sargento-mor graduado, passou por Faro e Lisboa e chegou a lecionar na Academia Militar da Ilha Terceira, falecendo com 63 anos em Angra do Heroísmo. A família galega de Pessoa no século XVIII e as tentativas de examinar possibilidades de parentescos atuais, constituem capítulos complementares.

A segunda parte aborda as relações literárias do próprio Pessoa com este espaço, reportando-se às referências a Orpheu nas resenhas produzidas de modo exclusivo na Galiza e especialmente à naturalidade galega de Álvaro de Campos e, muito em particular, de Alberto Caeiro. Aponta-se a conjetura de um Caeiro galego ser referente real, na sugestão do nome do heterónimo por parte de Guisado, intermediário privilegiado. E estuda-se a hipótese de um dos textos publicados num jornal galego sobre a revista portuguesa ser de provável autoria pessoana.


Comentários