Teresa Salgueiro: A renovação da música portuguesa - Ciclo Nexos da Cidade da Cultura da Galiza

O Camões – Centro Cultural Português em Vigo em colaboração com a Cidade da Cultura da Galiza organiza a 16 de junho, pelas 12h locais, conferência com Teresa Salgueiro subordinada ao tema “A renovação da música portuguesa”, inserida nos Ciclos de Cultura Contemporânea Nexos que habitualmente ocorrem com uma regularidade bimensal.

12:00 | Entrevista: Teresa Salgueiro. Cantora e compositora, foi a vocalista dos “Madredeus” durante vinte anos (de 1987 a 2007), gravando 11 discos nessa etapa. Na sua posterior carreira a solo editou os discos “Obrigado” (2006, junto com José Carreras, Caetano Veloso, Angelo Branduardi e Carlos Núñez), “ Você e eu” (2007, com João Cristal), “La Serena” (2007, com Lusitânia Ensemble), “Matriz” (2009, com Lusitânia Ensemble), “O Mistério” (2012, já com a sua própria banda), “La golondrina y el horizonte” (2015) e “O Horizonte” (2016). Em 1995 foi nomeada Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique.

13:00 | Atuação musical surpresa.

Em 2011 o fado foi declarado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Um justo reconhecimento de uma criação cultural maravilhosa que soube indo atualizar-se até hoje. Claro que o fado não esgota o repertório da música portuguesa. Nos anos 60 e 70 do século passado surge a ”nova canção portuguesa” da mão de Zeca Afonso, Carlos Paredes ou Fausto, combinando magistralmente a canção de Coimbra, o cancioneiro popular português e o folk estrangeiro.
Nas décadas seguintes, conforme Portugal se vai abrindo ao mundo e a música popular portuguesa se misturava com novas sonoridades, também os seus artistas iam ganhando eco na esfera internacional. Poderíamos citar múltiplos exemplos, da worldmusic à música africana, do pop-rock ao jazz, mas, talvez, tenham sido os “Madredeus” o maior estandarte musical do país, com tournées por 41 países e mais de 5 milhões de discos vendidos. Ao longo desta sessão realizaremos um percurso pela evolução do esplendoroso panorama musical de Portugal.

Cidade da Cultura da Galiza – Santiago de Compostela
Auditorio Xosé Neira Vilas
Monte Gaiás Cidade Da Cultura, S/N, 15707 Santiago de Compostela

Mais informações:
http://www.cidadedacultura.gal/es/evento/nexos-la-renovacion-de-la-musica-portuguesa

tel. (+34) 986 430370



Comentários