Intercâmbio CEP Cervantes – Agrupamento de Escolas de Cacia


No dia 4 de abril, os alunos de Português de 5.º e 6.º anos do CEP Cervantes de Moraleja, Cáceres, estiveram em Aveiro numa visita de estudo. O primeiro ponto de paragem foi o Agrupamento de Escolas de Rio Novo do Príncipe – Cacia – com quem fizemos um intercâmbio. Estávamos muito curiosos por conhecer os nossos amigos portugueses porque, para preparar a nossa visita, a professora de Português, com a colaboração dos colegas de Inglês e de Desenho, tinha-nos pedido para fazermos um autorretrato onde colocámos 3 características nossas, duas boas e uma menos boa… em português e em inglês.
Depois fizemos uma exposição na escola para todos os puderem apreciar. (Ficaram mesmo giros!)
A seguir, ela fê-los chegar à escola de Cacia e aos colegas que íamos conhecer e eles, claro, fizeram a mesma coisa, enviando-nos também os seus autorretratos. Sentíamos que já os conhecíamos um bocadinho, por isso estávamos tão curiosos. Quando chegámos tivemos a bela surpresa de encontrar os trabalhos todos expostos numa sala! O dia passou muito rapidamente, fomos recebidos com uma dança tradicional e ovos moles, conhecemos os trajes típicos da varina e do marnoto… e até demos um passinho de dança. Participámos num flash mob e passámos a manhã a conhecer a escola junto com os nossos novos amigos. Como não podia deixar de ser, ficámos para almoçar e comemos na cantina – comida tipicamente portuguesa. Havia caldo verde e até uma sobremesa, que nunca tínhamos visto… nem provado, Aletria! Divertimo-nos muito. Durante a tarde, fomos conhecer a cidade de Aveiro e as casas às riscas da Costa Nova. Que bonito! Aquilo de que gostámos mais foi de pisar a areia e de ver o mar!!! Foi uma experiência maravilhosa!
Regressámos ao final do dia cansados e muito felizes com esta aventura por terras portuguesas… alguém até disse à professora com um enorme sorriso: “Esta foi a nossa aula de Português mais longa!!!”
Ah! Se quiserem podem espreitar também a nossa viagem no canal de televisão da nossa escola, chama-se Cervantes TV e temos um programa semanal o Molinos de Viento Express: https://www.youtube.com/watch?v=B6HXMj455Kw

A escola que visitámos também colocou as algumas fotos desta atividade na sua página do facebook. Aqui fica o endereço para darem uma vista de olhos 







Comentários