“Músicas da Carochinha”


Com o objetivo de promover o gosto pela escrita e pela leitura em Língua Portuguesa, através da sua expressão musical, os Professores do Programa de LCP de Montijo e Pamplona realizaram com os seus alunos de 5.º e 6.º anos esta atividade intitulada “Músicas da Carochinha”.

Num primeiro momento, os alunos de Montijo selecionaram algumas músicas da carochinha (“Que linda falua”; “Ó rama, ó que linda rama”; “Papagaio loiro”, etc.). Escutaram-nas, aprenderam-nas e escreveram a letra das mesmas, substituindo algumas palavras por desenhos que eles próprios realizaram. Criaram-se, assim, pictogramas coloridos e divertidos. Depois de concluída esta primeira etapa, digitalizaram-se os trabalhos e enviaram-se para os alunos de Pamplona. Por sua vez, os alunos de Pamplona tiveram de decifrar os desenhos, descobrir as músicas, escutá-las e cantá-las, enviando vídeos com as suas atuações para os alunos da outra escola.

Esta troca de correspondência entre alunos de escolas tão distantes da rede EPE contribuiu para promover o trabalho colaborativo, estimular a interação escrita entre os seus pares e desenvolver a criatividade e a imaginação literárias.  

Para ver o vídeo: https://www.facebook.com/CLPMadrid/videos/366355307557397/

Comentários