Congresso Internacional Saramago e o Transiberismo

Nos dias 9, 10 e 11 de março, terá lugar na Biblioteca Jaume Fuster, em Barcelona, ​​o congresso «Saramago e o Transiberianismo», que abordará a ideia que o romancista José Saramago inclui no seu livro A Jangada de Pedra. Segundo o autor, a Península Ibérica não pode ser interpretada fora das suas relações históricas e, como tal, deve manter uma ligação constante com a América Latina, África e os restantes territórios onde existe uma presença cultural ibérica.

Esta conferência é organizada pela UAB, Bibliotecas de Barcelona, ​​Camões, I.P., Cátedra José Saramago de Barcelona e Fundação José Saramago.



O dia 9 de março começará às 18h30 com um discurso de boas-vindas de, entre outras autoridades, Joan Subirats, Ministro das Universidades e Professor de Ciência Política da UAB; João Mira-Gomes, Embaixador de Portugal em Espanha; e Javier Lafuente, reitor da UAB. Carlos Reis, curador do centenário do escritor, fará então a palestra inaugural, intitulada «A Utopia Transiberista de José Saramago». O dia terminará com a mesa redonda «Saramago e o descentramento do olhar
», que será moderada por Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, e que contará com a participação de Laura Restrepo, escritora colombiana; Raquel Ribeiro, jornalista e professora universitária; e Francesc Ponsa, professor da UPF. Nos dias 10 e 11 de março, o congresso continuará com palestras, encontros e mesas redondas sobre a vida e obra de Saramago por diferentes académicos e especialistas da área, como sejam Ricardo Viel, Alejandro García Schnetzer e Antonio Sáez Delgado no dia 10; e Ondjaki e José Luis Cabaço no dia 11.

Consulte o programa completo aqui:

Português

Catalão

Comentários