VI Conferência Internacional José Saramago «LevantadoS do Chão – “Não sou pessimista; o mundo é que é péssimo“»

Como em anos anteriores, foi realizada no mês de dezembro a VI Conferência Internacional José Saramago «LevantadoS do Chão – "Não sou pessimista; o mundo é que é péssimo"» (Lisboa – Vigo; 10, 13 e 14 de dezembro de 2011).

Esta VI edição das Conferências Internacionais José Saramago, organizada em parceria com a reputada Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, começou no dia 10 de dezembro presencialmente em Lisboa, no auditório Agostinho da Silva da mencionada instituição, e continuou em modo totalmente virtual nos dias 13 e 14 de dezembro através do Campus Remoto da Universidade de Vigo.

Assim como a VII Conferência, prevista para outubro de 2022, também a VI Conferência se enquadra nas comemorações do Centenário de José Saramago, encabeçadas pela Fundação José Saramago, que começaram no passado 16 de novembro, data de nascimento do autor português, e que se estendem ao longo do ano de 2022.

O evento deste ano leva, para além de "Não sou pessimista; o mundo é que é péssimo", o expressivo subtítulo de LevantadoS do Chão. O plural que acrescentamos ao título de um dos romances mais significativos de José Saramago visa traduzir a ideia da imensidão das e dos levantados do chão no que a expressão comporta, porque a obra e a vida de Saramago foram – e são – contribuintes para que as pessoas possam erguer-se acima das condições que lhes foram impostas

Ao longo dos três dias que durou este novo encontro saramaguiano, que reuniu mais de 20 oradores especialistas no autor português, exploraram-se as grandes linhas temáticas tratadas nos anos anteriores:

  •     Literatura e arte como criação, pensamento e ativismo.
  •     O(s) ser(es) humano(s), a biologia e a(s) cultura(s).
  •     Natureza e meio ambiente, em especial as alterações climáticas e a atual pandemia.
  •     Política e economia no passado e na atualidade.
  •     Ética, igualdade e justiça social, particularmente no contexto da Carta Universal de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos.
  •     Educação e ensino.

Por outra parte, com o mesmo espírito formativo e ambição didática e de divulgação do pensamento ético e da ação político-cultural de José Saramago de anteriores encontros, voltámos a contar com a presença e a participação ativa dos e das alunas da Universidade de Vigo e da ULHT, que intervieram diretamente numa mesa-redonda e debate sobre Género e Política e apresentaram uma exposição virtual sobre José Saramago e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, respetivamente.

Nessa mesma linha inscreve-se a entrega do Prémio de Ensaio José Saramago 2021 que aconteceu na primeira jornada da Conferência. Este prémio, instituído pela CJS e dirigido a alunos e alunas de licenciatura de todo o mundo, foi criado não só para servir de homenagem à figura de José Saramago e favorecer a divulgação da sua obra e pensamento, mas também, e sobretudo, com o objetivo específico de contribuir para a promoção do pensamento crítico e da ação cidadã dos estudantes.

Visualização no site da UVigo TV: https://tv.uvigo.es/series/61fd3c23a33c0633a12eea73

Comentários