Construir pontes e criar laços! | CEP Cervantes – Moraleja (Cáceres)




Este foi o mote para delinear a atividade de intercâmbio escolar entre duas escolas, uma espanhola, o CEP Cervantes – Moraleja (Cáceres), e uma portuguesa, a EB 2/3 de Pardilhó – Estarreja (Aveiro).

A aventura começou, no dia 23 de março, quando os alunos do 6º ano do CEP Cervantes visitaram os seus colegas em Pardilhó e foram depois conhecer a cidade de Aveiro.

No dia 2 de junho, foi a vez dos alunos portugueses virem visitar o CEP Cervantes e conhecer a Moraleja e um bocadinho mais de Espanha. 

Havia muita expetativa para o reencontro, pois ao longo de dois meses o contacto entre uns e outros foi-se mantendo, por iniciativa própria. 

Os alunos espanhóis receberam os seus colegas com um painel de boas-vindas/ exposição de desenhos, inspirados no nome da escola, e um livro com uma dedicatória, assinado por todos. Adivinham qual é? O meu Primeiro Dom Quixote, traduzido por Alice Vieira. 

Os alunos portugueses também nos deixaram uma pequena recordação, um porta-chaves alusivo à sua terra, ovos moles e um vinho do Douro (para os mais crescidos).

Em grupos, os alunos fizeram uma visita à escola e, posteriormente, todos participaram num almoço partilhado.

Durante a tarde, realizaram dinâmicas de dança e jogos colaborativos divertidos no Parque Fluvial da Vila de Moraleja e puderam ainda degustar um saboroso lanche. Foram momentos espetaculares de risos e brincadeira.

No fim do dia estávamos exaustos, mas felizes. Esta atividade ofereceu-nos muitas e maravilhosas aprendizagens: intercâmbio de emoções, cultura, conhecimento de diferenças e semelhanças, geografia, gastronomia, tudo salpicado com muito português à mistura… e também algum espanhol 

Um muito obrigado aos pais dos alunos, aos professores e a todos aqueles que de uma forma ou outra se mobilizaram para organizar o almoço partilhado na escola, e à Câmara Municipal de Moraleja, que organizou e ofereceu a atividade lúdica da tarde e o respetivo lanche, e disponibilizou o Parque de Exposições para que os alunos portugueses pudessem pernoitar.

Foi um dia inesquecível de partilha e bons momentos que nos ficará para sempre na memória e… estamos seguros de que algum dia voltaremos a encontrar-nos por aí. 

O melhor de tudo foi construir pontes e criar laços, daqueles invisíveis, mas tão importantes!

Aqui fica um vídeo, algumas fotos, desenhos e momentos inesquecíveis desta viagem ainda inacabada!





Comentários