Visita de Estudo à Ilha de São Miguel, Açores
Entre os dias 10 e 12 de março, um grupo de alunos do 4º da ESO e 2º Bachillerato da Escola Hernández Pacheco, de Cáceres, acompanhados por dois professores, Berta Carreira e Ruben Sanz, teve a oportunidade de participar numa visita de estudo à ilha de São Miguel, nos Açores.
A viagem, organizada com o intuito de praticar a língua portuguesa e promover o conhecimento sobre a geografia, a fauna, a história, as lendas, as tradições e a cultura açorianas, permitiu explorar diversos pontos turísticos e naturais da região.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer locais icónicos como os miradouros da Grota do Inferno, a Vista do Rei e a Lagoa de Santiago, que oferecem vistas deslumbrantes sobre a paisagem vulcânica da ilha.
A Lagoa das Sete Cidades, com as suas águas de duas cores - azul e verde - foi outro deslumbramento, assim como as furnas, que surpreenderam pela sua peculiaridade.
Visitamos, também, a Plantação de Chá mais antiga da Europa, onde os alunos aprenderam sobre a plantação e a produção e puderam degustar os chás preto e verde.
Outro destaque da viagem foi a visita à Caldeira Velha, uma das principais atrações geotérmicas da ilha. Os alunos exploraram as fontes termais naturais e relaxaram na água quentinha que contrastava com a temperatura do exterior e, ainda, ousaram molhar-se a na água da cascata.
Ainda na costa, alguns alunos divertiram-se na piscina natural, com um mergulho refrescante nas águas cristalinas, num ambiente único e imersivo, enquanto os restantes apreciavam as brincadeiras e a paisagem.
No último dia de manhã, teve lugar uma visita pelo centro histórico de Ponta Delgada, onde se visitou o Forte de São Brás, a Igreja do Convento de Nossa Senhora da Esperança, as Portas da Cidade e a Igreja Matriz de São Sebastião. A meio subiu-se à Torre Sineira, que tem uma vista deslumbrante sob a cidade e parte da ilha. Seguidamente, almoçamos na cantina da Escola Secundária Antero de Quental onde fomos brindados com uma visita guiada, já que parte da escola está localizada no antigo palácio do Barão da Fonte Bela; para terminar em poesia, dois alunos declamaram o poema “As fadas…eu creio nelas!” do patrono da escola.
À tarde, já a caminho do aeroporto, visitamos uma Plantação de Ananás, onde os alunos se deliciaram com sumos, batidos e gelados deste fruto exótico. Quando aterramos em Lisboa tomamos conhecimento do seguinte rumor “os alunos do Pacheco, de tão efusivos e alegres, fizeram tremer a ilha”.
Para além dos vários conteúdos apreendidos e já mencionados, esta “aula/lazer” contribuiu para o desenvolvimento pessoal, fomentando o espírito de grupo, a responsabilidade e o respeito por outras culturas.
Os alunos expressaram entusiasmo pela oportunidade de conhecerem uma das regiões mais fascinantes de Portugal e o Enrique, na Caldeira Velha, até perguntou “Já gravaram um filme aqui?”, insistindo: “Têm de aproveitar este cenário”.
Esta visita de estudo reforça a importância de ter aulas “fora de portas”, o que permite uma aprendizagem mais prática e sem dar conta.
Comentários
Enviar um comentário