Parlamento dos Jovens 20252026 - Abertura de inscrições

 



O Parlamento dos Jovens – um Programa dirigido aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário – desempenha, desde 1995, um importante papel na aproximação das escolas à Assembleia da República.

Tendo como objetivo primordial promover a participação cívica e política dos jovens, o Parlamento dos Jovens convida-os, em cada edição, a debater um tema, procurando, em contextos de efetiva democracia, gerar reflexões, construir consensos e encontrar soluções.
No início desta edição 2025/2026 do Programa, e consolidando o compromisso entre a Assembleia da República e a comunidade escolar na promoção da cidadania ativa, vimos convidar as escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e as do ensino secundário – do ensino público, particular e cooperativo – a integrarem o Programa Parlamento dos Jovens no seu Plano Anual de Atividades do próximo ano letivo.

Acompanhando o interesse expresso pelos jovens participantes na edição anterior do Programa, a Comissão de Educação e Ciência aprovou o tema “Literacia Financeira: os jovens CONTAM!”

A inscrição das escolas é feita através do preenchimento de formulário eletrónico (que estará, em breve, disponível na página Internet do Parlamento dos Jovens), a realizar no prazo que decorre entre 1 de setembro e 15 de outubro de 2025. Na página Internet estão, também, disponíveis informações sobre os objetivos e o desenvolvimento do Programa, assim como o Regimento, que estabelece as regras do seu funcionamento.

Ao longo de todo o ano letivo, as escolas contam com o apoio da Assembleia da República, através da Equipa do Parlamento dos Jovens, bem como com o acompanhamento das entidades parceiras do Programa, que assumem um importante papel de proximidade.
Renovando o reconhecimento do contributo das escolas e dos seus professores no envolvimento dos jovens nas questões que afetam o presente e o futuro, individual e coletivo, estamos convictos de que a reflexão e a construção de um pensamento conjunto, ao longo das várias fases do Programa, será mais uma oportunidade de valorização da participação democrática ativa, apanágio dos jovens envolvidos no Programa.


Comentários