Parlamento dos Jovens 20252026 - Abertura de inscrições
O Parlamento dos Jovens – um Programa dirigido aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário – desempenha, desde 1995, um importante papel na aproximação das escolas à Assembleia da República.
Tendo como objetivo primordial promover a participação cívica e política dos jovens, o Parlamento dos Jovens convida-os, em cada edição, a debater um tema, procurando, em contextos de efetiva democracia, gerar reflexões, construir consensos e encontrar soluções.
No início desta edição 2025/2026 do Programa, e consolidando o compromisso entre a Assembleia da República e a comunidade escolar na promoção da cidadania ativa, vimos convidar as escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e as do ensino secundário – do ensino público, particular e cooperativo – a integrarem o Programa Parlamento dos Jovens no seu Plano Anual de Atividades do próximo ano letivo.
Acompanhando o interesse expresso pelos jovens participantes na edição anterior do Programa, a Comissão de Educação e Ciência aprovou o tema “Literacia Financeira: os jovens CONTAM!”
A inscrição das escolas é feita através do preenchimento de formulário eletrónico (que estará, em breve, disponível na página Internet do Parlamento dos Jovens), a realizar no prazo que decorre entre 1 de setembro e 15 de outubro de 2025. Na página Internet estão, também, disponíveis informações sobre os objetivos e o desenvolvimento do Programa, assim como o Regimento, que estabelece as regras do seu funcionamento.
Ao longo de todo o ano letivo, as escolas contam com o apoio da Assembleia da República, através da Equipa do Parlamento dos Jovens, bem como com o acompanhamento das entidades parceiras do Programa, que assumem um importante papel de proximidade.
Renovando o reconhecimento do contributo das escolas e dos seus professores no envolvimento dos jovens nas questões que afetam o presente e o futuro, individual e coletivo, estamos convictos de que a reflexão e a construção de um pensamento conjunto, ao longo das várias fases do Programa, será mais uma oportunidade de valorização da participação democrática ativa, apanágio dos jovens envolvidos no Programa.


Comentários
Enviar um comentário