Entrega Prémio Native Scientists

 







Pamplona acolhe a entrega do Prémio para o melhor desenho “O que é a ciência ou o trabalho de um/a cientista para ti?” da Native Scientists

Na passada segunda-feira, 17 de novembro, realizou-se no Colégio Jesuitinas de Pamplona a cerimónia de entrega do Prémio para o Melhor Desenho dos Gabinetes da Native Scientists (Europa 2024/2025), que foi atribuído à aluna Salma Chambu.

Estiveram presentes no evento o chefe da Secção de Programas de Línguas Estrangeiras, Román Torres; a Coordenadora do ensino de português em Espanha e Andorra, Filipa Soares; a Coordenadora do Programa Same Migrant Community da Native Scientists, Lara San Emeterio; e a Coordenadora em Espanha, Sofia Ferreira Teixeira.

Esta iniciativa, apoiada e financiada pelo Instituto Camões de Cooperação e da Língua de Portugal, desenvolveu-se pela primeira vez em Espanha nos colégios Jesuitinas e Santa Rafaela María. Contou com a participação de seis cientistas portuguesas e brasileiras que então trabalhavam em San Sebastián e Pamplona.

As investigadoras ministraram diversos Workshops focados em diferentes áreas científicas, com o objetivo de aproximar a ciência dos estudantes através da língua portuguesa. As oficinas, integradas no projeto internacional Same Migrant Community da Native Scientists, foram dirigidas exclusivamente aos alunos do 5.º e 6.º ano do Ensino Primário que estudam português nesses centros.

Atualmente, o Programa de Língua e Cultura Portuguesas continua ativo nos colégios Jesuitinas, Santa Rafaela María e no IES Julio Caro Baroja, onde mais de 200 estudantes — desde o 1.º ano do Ensino Primário até ao 2.º de Bacharelato — aprendem português como língua estrangeira.

Todos os anos, estes alunos têm a oportunidade de realizar os exames oficiais de língua portuguesa, desde o nível A1 até ao C1. Mais de uma centena deles já obteve o seu diploma oficial nesta língua.



Comentários