PALESTRA DO DR. JOSÉ RODRIGUES

 


O Camões – Centro Cultural Português em Vigo recebe, no dia 22 de novembro, às 12h30, a palestra do Dr. José Rodrigues, mestre em Património Cultural e Religioso e investigador em organologia, que abordará o património organístico da cidade de Braga e a atividade do Festival Internacional de Órgão de Braga 

Esta palestra decorre no âmbito do 18PésPrimavera, um ciclo de órgão organizado pela Orquestra Clássica de Vigo, que se realizará em Vigo nos dias 19, 20, 21 e 22 de novembro.
 
Nota biográfica – Dr. José Rodrigues

José Rodrigues é mestre em Património Cultural e Religioso e investigador em organologia.
Natural de Lousada, no distrito do Porto, cresceu na cidade de Braga, onde desde cedo despertou interesse pela música, especialmente no campo da organologia.
Natural de Lousada, no distrito do Porto, cresceu na cidade de Braga, onde desde cedo despertou interesse pela música, especialmente no campo da organologia.
Licenciou-se em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, desenvolvendo estudos e especialização nas áreas do Turismo e do Desenvolvimento Regional. Possui também formação profissional em novas tecnologias de Programação e Design.

No plano profissional, desempenha funções de docência e formação, tendo já assumido diversos cargos escolares e desenvolvido projetos de elevado interesse e sucesso.
No âmbito musical, iniciou a sua formação no Seminário de Braga, na Escola de Música Sacra, estudando piano e paralelamente órgão. Frequentou formação em direção coral e liturgia. Desempenhou funções de organista litúrgico na Sé Catedral de Braga e noutras igrejas da cidade, orientando atualmente coros litúrgicos na arquidiocese. É também membro do ensemble Cappella Bracarensis, com o qual atua em diversos concertos.

Segue com particular interesse as intervenções em órgãos históricos, de onde tem retirado experiência e conhecimento aplicados no acompanhamento de restauros e instalação de órgãos de tubos, sendo frequentemente solicitado a emitir pareceres nesta área.

Foi fundador e diretor artístico do Festival Internacional de Órgão de Braga (2014–2025), evento que alcançou reconhecimento nacional e internacional, situando-se entre os principais festivais eruditos da Europa, tendo recebido o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa.

Colabora com a Arquidiocese de Braga (Instituto de História e Artes Cristãs) e com a Igreja em Portugal no estudo e inventário de órgãos históricos, com o apoio da Universidade Católica Portuguesa. Participa regularmente em projetos de salvaguarda e restauro do património em Portugal e Espanha.

Especializou-se summa cum laude em Património Cultural e Religioso, com uma tese
dedicada aos órgãos históricos de Braga, pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é membro do Departamento de Música Sacra da Arquidiocese de Braga.


Comentários