Os Jovens da Euroace tornam-se jornalistas


O projeto "Jornalismo Bilingue para Jovens da Euroace" envolve 300 jovens de 1º e 2º ano de Bachillerato em 12 centros escolares na Extremadura e Portugal que nos últimos meses têm trabalhado na elaboração de conteúdos informativos em castelhano e Português. Os resultados encontram-se publicados na plataforma web: www.larayaaraia.com, página que destaca o protagonismo e o valor dos jovens no ensino de uma língua, através de novas tecnologias.

       A Escola Secundária Hernández Pacheco de Cáceres foi eleita para a apresentação do projeto. Esta iniciativa contou com a presença de Rosa Balas, Diretora Geral da Ação Exterior da Junta de Extremadura (promotora do projeto) que quis conhecer o trabalho realizado pelos estudantes de 1º de Bachillerato.
        Desta forma, Rosa Balas conheceu em primeira instância, das mãos dos estudantes cacerenhos, o que significou para eles toda esta experiência, que permitiu combinar, por um lado a compreensão do valor da cooperação com Portugal, e por outro, a possibilidade de serem os protagonistas das notícias, pois são os responsáveis pela sua elaboração e redação.
         A responsável pela Ação Externa destacou a novidade da modalidade do projeto, que permite aos alunos de Português ou Espanhol enriquecer a sua aprendizagem através da elaboração e redação de notícias e estabelecer laços de familiarização com as regiões transfronteiriças.
        Para Rosa Balas "foram publicadas na plataforma web todo o tipo de notícias, que vão desde os direitos das crianças a questões relacionadas com região, no caso concreto Cáceres, com atividades como festejos de Natal ou o Mercado das três culturas. Explicou que se trata de um projeto-piloto onde algumas questões se têm trabalhado de forma transversal, como as relacionadas com os direitos da criança, e que o objetivo é começar a colaborar para um futuro que visa realizar atividades diversificadas que envolvam diferentes centros escolares de ambos os países.
Enquanto, o gerente da empresa DigitalPress, empresa da Extremadura (Espanha) e responsável pelo desenvolvimento do projeto, Julio González, sublinhou a alta resposta obtida tanto pelos alunos como pelos seus professores.
        Para Julio Gonzalez, deve-se ressaltar o grande envolvimento e dedicação por parte dos alunos, apesar de estes se encontrarem em época de exames, e por outro lado, a dinâmica dos centros escolares que apresentam uma elevada taxa de participação, visto que em menos de um mês e meio foram afixadas mais de 100 publicações na plataforma digital www.larayaaraia.com, apoiadas pelos meios digitais do grupo: Região Digital, Diário do Sul, Linhas de Elvas, Reconquista e Alentejo Hoje. Acrescentou que se tem verificado uma grande sensibilidade por parte destes jovens jornalistas, que para além de escreverem sobre a atualidade dos seus centros escolares ou das suas localidades, têm escrito também sobre questões humanas e sociais, como os direitos e deveres das crianças, as desigualdades ou a pobreza.
         Os professores destacaram a importância da motivação dos alunos, que utilizando as novas tecnologias para trabalhar de forma prática o uso da língua escrita, desenvolvem a competência comunicativa, essencialmente a expressão escrita na qual aplicam e reforçam os conhecimentos linguísticos adquiridos ao longo dos quatro ano de estudo da língua portuguesa, ao mesmo tempo que estabelecem um intercâmbio linguístico e cultural entre todos os alunos da Euroace.
         Os alunos realçaram a importância do projeto, que serve para promover a compreensão da leitura e a expressão escrita de uma forma mais divertida, pois escrevem e leem sobre temas que lhes interessam, e que os ajudam a desenvolver melhor a aprendizagem de uma nova língua.
Neste encontro, os alunos também tiveram a oportunidade de serem Jornalistas por um dia ao entrevistarem a Directora-Geral das Relações Exteriores e, assim, ficarem a conhecer melhor o trabalho e os projetos desenvolvidos pela Euroace no âmbito das relações promovidas entre a Extremadura e Portugal.

Comentários