VII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL JOSÉ SARAMAGO DA UNIVERSIDADE DE VIGO


 VII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL JOSÉ SARAMAGO DA UNIVERSIDADE DE VIGO 
“A HERANÇA FILOSÓFICA E SOCIOPOLÍTICA DE JOSÉ SARAMAGO” 
Vigo, 26 - 29 de outubro de 2022 


Chamada Geral de Trabalhos 
A VII Conferência Internacional José Saramago da Universidade de Vigo – "A herança filosófica e sociopolítica de José Saramago" decorrerá entre os dias 27 e 29 outubro de 2022 na cidade de Vigo. Convidamos todas/os os/as investigadoras/es que se interessem pela obra de José Saramago a apresentarem uma proposta de comunicação. 
As comunicações serão de 20 minutos, seguidas de debate. 

Pede-se o envio de um resumo com um máximo de 350 palavras, acompanhado de uma pequena nota biobibliográfica (150 palavras), para o email catedrasaramago@uvigo.gal, até ao dia 20 de abril de 2022. A notificação de aceitação, ou não, da proposta, após a avaliação pela Comissão Científica (de acordo com a sua pertinência e originalidade relativamente aos temas da Conferência), acontecerá até ao dia 17 de junho de 2022. 

As línguas da Conferência serão o português, o galego, o espanhol e o inglês. 
Prevê-se a publicação de um ou dois livros com uma seleção das comunicações apresentadas, após uma avaliação anónima por pares. 

As propostas devem estar directamente vinculadas a um ou a vários dos seguintes âmbitos temáticos, sempre em relação explícita com a obra saramaguiana: 
1. Filosofia 
2. Política. 
3. Sociologia. 
4. Ética (especialmente, a Carta dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos). 
5. O poético e o político. 


Chamadas de Trabalhos para Painéis Temáticos 

Para além da chamada de trabalhos geral, aceitam-se propostas para os seguintes painéis temáticos específicos: 

Painel 1 sobre “Animais, empatia e antropomorfismo na obra de Saramago ”, organizado por Carlo Salzani (University of Veterinary Medicine Vienna), no âmbito do projeto “The Limits of Imagination: Animals, Empathy, Anthropomorphism”: 

A ideia de que as obras literárias enriquecem e alargam o poder da nossa imaginação e, consequentemente, também a nossa competência moral (uma vez que o pensamento moral apresenta também uma forma narrativa e se configura mediante histórias), conta já com um conjunto de estudos académicos sólidos. A obra de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura de 1998, é um bom exemplo disso: os seus trabalhos tanto de ficção como de não-ficção envolvem uma forte componente ético-política que resulta mais do poder das suas palavras e imagens do que de posições ideológicas explícitas. Esta componente ética tem uma ênfase especial na exigência de empatia que a sua obra propõe: a literatura de Saramago habilita-nos para a empatia e põe-nos em contacto com outros seres, tanto humanos como não humanos, e atribui-nos a tarefa de sairmos de nós próprios e irmos ao encontro do Outro. Na obra do autor de Ensaio sobre a Cegueira, os animais representam este imperativo ético de um modo único em toda a literatura universal. Esta escrita, que nos incita a encontrar o Outro em todas as suas formas possíveis, questiona e redefine o antropomorfismo e o seu valor heurístico. 
Como parte da VII Conferência Internacional José Saramago da Universidade de Vigo “A herança filosófica e política de José Saramago”, que terá lugar em Vigo, Galiza – Espanha, entre 27 e 29 de outubro de 2022, aceitam-se propostas de comunicação centradas especificamente no tema “Animais, empatia e antropomorfismo na obra de José Saramago” (com o objetivo de constituir um ou dois painéis próprios). 

Solicita-se o envio de um resumo, com um máximo de 350 palavras, acompanhado de uma pequena nota biobibliográfica (125 palavras), para o endereço catedrasaramago@uvigo.gal, até ao dia 20 de abril de 2022, com a referência “Painel sobre Animais, empatia e antropomorfismo”. A notificação de aceitação, ou não, do resumo acontecerá até ao dia 17 de junho de 2022. As línguas deste painel são também o português, o galego, o espanhol e o inglês. 

Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos deverão ser dirigidos (em língua inglesa) a Carlo.Salzani@vetmeduni.ac.at. 

Painel 2 sobre “O poético e o político em José Saramago”, organizado por Burghard Baltrusch (Universidade de Vigo), no âmbito do projeto de investigação “Poesia actual e política: conflito social e dialogismos poéticos”: 

Numa entrevista, em 1989, José Saramago descreveu a sua escrita da seguinte maneira: "[...] começo a compreender que o romancista é provavelmente algo diferente do que eu sou. Sou uma espécie de poeta que vai desenvolvendo uma ideia. Nos meus livros as coisas acontecem um pouco como uma fuga musical. Há um tema que depois é sujeito a tratamentos diferentes quanto a timbres e movimentos. Isso pode ocorrer em algum de meus livros. Chega-se ao final da leitura com a impressão de ter lido um longo poema". Esta e outras declarações semelhantes de Saramago devem ser relacionadas com a clara vocação política da sua escrita, que busca dar visibilidade ao que os discursos hegemónicos procuram invisibilizar e que exige ação e responsabilidade ética. Neste sentido, o painel visa explorar as relações entre o político e o poético na obra de José Saramago em todas as dimensões possíveis. 

Como parte da VII Conferência Internacional José Saramago da Universidade de Vigo “A herança filosófica e política de José Saramago”, que terá lugar em Vigo, Galiza – Espanha, entre os dias 27 e 29 de outubro de 2022, aceitam-se propostas de comunicação centradas especificamente na relação entre o político e o poético na obra de José Saramago (com o objetivo de constituir um ou dois painéis próprios). 

Solicita-se o envio de um resumo, com um máximo de 350 palavras, acompanhado de uma pequena nota biobibliográfica (125 palavras), para o endereço catedrasaramago@uvigo.gal, até ao dia 20 de abril de 2022, com a referência “Painel sobre O poético e o político em José Saramago”. A notificação de aceitação, ou não, do resumo acontecerá até ao dia 17 de junho de 2022. As línguas deste painel são também o português, o galego, o espanhol e o inglês. Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos deverão ser dirigidos a burg@uvigo.es. 

Comentários