Exposição de fotografia: Sonhar a Palavra Liberdade | CCP Vigo

 De 1 de março a 23 de abril de 2024 no Camões – Centro Cultural Português em Vigo

O Camões – Centro Cultural Português em Vigo inaugura no dia 1 de março, no âmbito das comemorações do
Centenário do nascimento de Urbano Tavares Rodrigues, a exposição Sonhar a Palavra Liberdade, com fotografia de Sérgio Jacques e fragmentos da primeira obra de Urbano. A exposição esteve patente na Torre do Tombo nos últimos meses de 2023 e agora chega a Vigo.

Em 1948, Urbano Tavares Rodrigues, com apenas 25 anos, rumou a Santiago de Compostela ao serviço do Diário de Notícias, descobrindo na cidade uma atmosfera “negra e cruel, bárbara e estranhamente bela”. As reportagens que assinou para o jornal foram posteriormente publicadas em livro, o primeiro de muitos que escreveu nas seis décadas de atividade literária. Foi a leitura de Santiago de Compostela (Quadros e sugestões da Galiza) que proporcionou a Sérgio Jacques o elemento em falta para um projeto que há muito tinha em mente: a publicação de um livro que reunisse fotografias captadas ao longo dos anos em Compostela, acrescidas de um enquadramento literário. Surge assim Santiago de Compostela, editado em 2023, no ano do centenário do nascimento de Urbano, que deu também origem a esta exposição fotográfica com que homenageamos um dos mais prestigiados escritores da segunda metade do século XX em Portugal.

No dia 1 de março, o CCP Vigo acolhe uma masterclass de Sérgio Jacques durante a manhã.

A inauguração será a partir das 19.00h e o fotógrafo fará uma visita guiada à exposição a todas as pessoas que nos quiserem acompanhar. Posteriormente, terá lugar a apresentação do livro de fotografia Santiago de Compostela, para a qual contaremos também com a presença do escritor Carlos Quiroga.

Entrada livre.

Esta exposição estará patente no Camões – CCP em Vigo até 23 de abril e pode ser visitada no horário de abertura do Centro: segunda, quarta e sexta das 11.00h às 14.00h e terça e quinta das 16.30h às 19.30h

Comentários