Linha Vermelha | Apoio do CCP-Vigo ao Cineclube Entrecortiñas

O Camões - Centro Cultural Português em Vigo apoia o Cineclube Entrecortiñas, uma associação criada recentemente na Ilha de Arousa (Pontevedra) que pretende levar o cinema em português até à localidade.

Estão programadas várias projeções de filmes em português durante os próximos meses. A estreia far-se-á com a exibição do documentário Linha Vermelha (2012), realizado por José Filipe Costa. Será já no dia 25 de abril, às 20.30h, no Auditório da Ilha de Arousa.

As seguintes projeções serão nos dias 3 e 24 de maio.
Entrada livre.

Linha Vermelha recua a 1975, quando o alemão Thomas Harlan filmou o documentário Torre Bela, sobre a ocupação de uma grande herdade no Ribatejo, propriedade dos duques de Lafões. Torre Bela transformou-se num ícone do período revolucionário português, tendo retratado cenas como a discussão acalorada sobre a quem pertence uma enxada da cooperativa, a ocupação do palácio, o encontro dos ocupantes com os militares em Lisboa e o processo de formação de uma nova comunidade. Trinta e seis anos depois, José Filipe Costa revisita esse filme emblemático, reencontrando os seus protagonistas e a sua equipa. Qual foi o impacto da presença da câmara sobre os acontecimentos? Que influência teve o filme sobre a memória dessa experiência? Linha Vermelha mostra como Torre Bela continua hoje a marcar a história de um período conturbado do país.



Comentários